"custa-me imaginar que alguém possa um dia falar melhor de Fernando Pessoa que ele mesmo. pela simples razão de que foi Pessoa quem descobriu o modo de falar de si tomando-se sempre por um outro. E como os deuses lhe concederam um olhar imparcial como a neve, o retrato que nos devolve do fundo do seu próprio espelho brilha no escuro como uma lâmina"
«Eduardo Lourenço»

Heterónimos

"Sobre qualquer destes pus um profundo conceito de vida, diverso em todos três, mas em todos gravemente atento à importância misteriosa de existir"
«Fernando Pessoa»
"Através de Campos, de Reis, de Caeiro, Pessoa exorcizou os seus medos. Representou-os para deles se livrar."
(Teresa Rita Lopes, «Pessoa por Conhecer»

(DITADO PELO POETA NO DIA DA SUA MORTE)

"É TALVEZ o último dia da minha vida.
Saudei o sol, levantando a mão direita,
mas não o saudei, para lhe dizer adeus.
Fiz sinal de gostar de o ver ainda, mais nada."

Alberto Caeiro

"Não, não sou nem materialista nem deísta nem coisa nenhuma. sou um homem que um dia, ao abrir a janela, descobri esta coisa importantíssima: que a natureza existe. Verifiquei que as árvores, os rios, as pedras são coisas que verdadeiramente existem. Nunca ninguém tinha pensado nisto.
Não pretendo ser mais do que o maior poeta do mundo. fiz a maior descoberta que vale a pena fazer e ao pé da qual todas as outras descoberta são entretenimentos de crianças estúpidas. Dei pelo Universo. Os gregos, com toda a sua nitidez visual, não fizeram tanto."
(De uma «entrevista» a Alberto Caeiro em Vigo)



"Alberto Caeiro da Silva nasceu em Lisboa, em abril de 1889, e na mesma cidade faleceu, tuberculose, em 1915. Passou quase a vida inteira numa quinta de Ribatejo. Lá escreveu O Guardador de Rebanhos e uma parte de O Pastor Amoroso, que não foi completado. No mesmo local, escreveu ainda alguns poemas de Poemas Inconjuntos, vindo este a se completar já em Lisboa, quando lá o autor voltou, já no final da vida"


 

"fernando pessoa publicou, na revista "Athena 4" em 1925 alguns poemas do Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro"